sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Como melhorar a postura nas tarefas do dia a dia


Charmosas, bom dia!!!

Não é necessário ser esportista para sentir, de vez em quando, aquela dor na coluna. Aí, nem a cadeira mais confortável do mundo resolve. Pior: esse incômodo é mais comum do que se pensa. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 80% da população mundial experiencia o problema ao menos uma vez na vida. “A região que mais gera reclamações é a lombar, logo acima do bumbum”, conta Alexandre Elias, neurocirurgião do Centro de Coluna do Hospital 9 de Julho (SP). Ela absorve a maior parte dos impactos da rotina e, por isso, sofre com os movimentos errados que fazemos no dia a dia — comocarregar peso excessivo ou pegar algum objeto no chão com as pernas esticadas. “Para essas duas situações, por exemplo, o correto é abaixar-se, dobrando os joelhos e mantendo a coluna ereta”, ensina Fabio Bellini, fisioterapeuta da rede de academias Companhia Athletica (SP). 


Bolsas muito pesadas também podem ser consideradas vilãs. “As maxibolsas, bastante utilizadas nos últimos tempos, contribuem para o aparecimento frequente das dores”, afirma Marco Antonio Ambrósio, ortopedista e médico do esporte do Hospital Samaritano (SP). 

Confira as situações mais comuns enfrentadas em casa e no trabalho que exigem demais da coluna e aprenda a driblá-las!


ERRADO
Inclinar o tronco, curvando a coluna, e manter as pernas e os braços esticados exige demais dos últimos discos das costas.

CERTO

A pia deve ficar na altura dos cotovelos. Caso não seja possível, coloque uma banqueta perto do local e apoie um dos pés nela para transferir parte do peso do corpo para a musculatura da perna.



ERRADO
Inclinar o tronco na hora de usar o ferro causa um grande desconforto.

CERTO

Posicione um dos pés à frente do outro e deixe-o apoiado em um degrau (use alguns guias velhos se for o caso). Monte a tábua de passar roupas a uma altura que não a faça se curvar.


 
ERRADO 
Segurar o cabo da vassoura com as mãos muito próximas sobrecarrega a lombar. Curvar as costas e manter os joelhos esticados durante a varredura também força a região.

CERTO

Compre uma vassoura com cabo compatível à sua altura e segure com as duas mãos: uma na extremidade superior e outra um pouco acima da linha da cintura. Ao varrer sob os móveis, prefira ficar de joelhos.



ERRADO
Deixar pernas e braços estendidos enquanto pega um objeto no chão força a coluna.

CERTO

Flexione os joelhos sem se curvar. Se o item for volumoso e pesado, carregue-o junto ao tronco. Se possível, coloque-o em um carrinho e empurre.



ERRADO
Carregar bolsas muito pesadas, sempre no mesmo ombro, ocasiona dores na lombar, nos ombros e no pescoço. Levar a bolsa no antebraço também gera um desequilíbrio na postura corporal, alterando seu eixo central.

CERTO

Opte por bolsas que tenham uma alça longa e ajustável, na transversal. Isso facilita a distribuição de peso sobre os ombros. No caso de mochilas, carregue-as com as duas alças nas costas e prenda a cinta abdominal. Leve somente o necessário. O peso desses acessórios não deve ultrapassar 10% de sua massa corporal — ou seja, se você pesa 60 quilos, não carregue mais do que 6 quilos.



ERRADO
Sentar-se em uma cadeira muito baixa ou alta demais pode causar algumas dores que persistem durante o dia. Ombros levantados e pés que não tocam o chão são sinais de que a altura da cadeira não é a mais apropriada. Digitar com as pernas cruzadas ao lado da mesa também colabora com a postura errada.

CERTO

Escolha uma cadeira comum encosto alto e firme. Sente-se com a coluna alinhada e o bumbum acerca de quatro dedos do encosto. Mantenha os joelhos dobrados a 90 graus e os pés apoiados no chão ou em um banquinho. De hora em hora, faça uma pausa de dez minutos: levante-se e alongue os braços.



ERRADO
Descansar de bruços deixa o pescoço torcido. Colchões macios demais também não sustentam a coluna. Já os duros prejudicam ombros e quadril. Consulte sempre as tabelas que relacionam a densidade da espuma com peso e altura da pessoa.

CERTO
Deite-se de lado, com uma perna sobre a outra ou de barriga para cima. Em ambos os casos você vai precisar de um rolinho (ou entre os joelhos ou abaixo deles). Na hora de acordar, aja com calma. Levante-se de lado com a ajuda dos braços.


É isso aí amores, vamos cuidar da postura e evitar problemas futuros de saúde.

Kisses e não deixem de compartilhar.

2 comentários:

  1. Já li e revi algumas posturas erradas que eu fazia.
    Bjs meninas.

    Célia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Célia, obrigada por sempre participar conosco.
    Essa pauta é importantíssima, pois nos ajuda a melhorar não só a postura, como a saúde num todo.
    Beijos e amamos encontrar você aqui.
    Carol e Pri

    ResponderExcluir